Movimento Ambientalista
Embora na Antiguidade ocidental fossem registradas algumas preocupações no sentido de proteger a natureza, e algumas antigas tradições aborígenes e religiosas de outras partes do mundo também dessem atenção a ela e mesmo a entendessem como sagrada, pouco valeram para que se desenvolvesse uma consciência ecológica em larga escala, capaz de impedir a destruição dos recursos naturais, da vida selvagem e dos seus habitats. Nos séculos seguintes, em vários momentos e lugares, surgiram defensores do meio ambiente, mas somente a partir de meados do século XVIII o ambientalismo começou a evoluir com maior consistência, quando os cientistas e pensadores passaram a analisar seriamente os efeitos deletérios da ação humana sobre a natureza e os efeitos dessa ação sobre o próprio homem que a causou. Começaram a ser criados parques naturais e legislação específica, e importantes mudanças aconteceram.
Sobre a origem do ambientalismo como movimento social Nos últimos anos a agressão contra a Natureza tem desencadeado movimentos contra as ações depreciativas do homem com relação ao planeta. De modo mais concreto, tem-se que o modelo econômico baseado na produção industrial tem levado a sociedade a possuir uma consciência destituída da importância que o meio ambiente tem para a humanidade. Sendo que o recrudescimento dessa inconsciência tem refletido de forma desastrosa no trato da Natureza pelo homem.
Embora essa seja uma realidade, existem grupos de pessoas sensibilizadas com as ações predatórias pela qual passa a Natureza e buscam alternativas de relacionamento, onde a coexistência entre homem e meio ambiente