Movimento Ambientalista
Este movimento baseia-se no trabalho das organizações de base (ONG’s, associações de bairros, grêmios estudantis) e segue um calendário próprio, promovendo ao longo do ano diversas ações e eventos que são divulgados pela mídia. Através desses eventos, os ecologistas conseguem atenção de pesquisadores, governantes, empresários e da população em geral. Dessa maneira, em muitos países a presença constante de temas ambientais na mídia favoreceu o movimento ambientalista maior do que muitos outros.
Entretanto, vale destacar que o ambientalismo não se restringe ao trabalho de sensibilização e conscientização, ele busca promover mudanças bruscas e significativas atuando, por exemplo, na articulação com os legisladores para criar e ampliar a legislação ambiental e para influenciar os governantes na implementação de políticas públicas voltadas para a proteção da natureza.
Parte desse segmento concentra sua atuação na formação de grupos de pressão para obter conquistas na legislação, e no apoio ou oposição a candidatos a cargos eletivos com base em sua postura política em relação as questões ambientais. Em alguns países desenvolvidos, especialmente na Europa, o movimento ambientalista tem possibilitado que militantes e amantes da natureza ocupem cargos