movimentação de materiais
A movimentação e armazenagem, de materiais são de fundamental importância, pois interfere diretamente na matriz de custos e nos indicadores de eficiência de todo o sistema lógico de uma cadeia produtiva ou comercial.
A armazenagem de materiais é constituída por um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matéria-prima, de produtos acabados ou semiacabados, com grande importância na obtenção de maiores lucros e a forma como foi feita a embalagem do material tem uma importante parcela sobre os custos relacionados ao movimento e armazenagem do produto. O objetivo do processo de movimentação de material é reduzir os custos operacionais na concepção do produto final e no seu armazenamento, também como a eficiência e a segurança na movimentação dos materiais, transporte dos materiais em tempo útil, com a quantidade exata, para o local desejado, entre outros.
Movimentação e armazenagem de materiais(grãos de café)
Após a colheita dos grãos de café, se inicia uma nova etapa que só termina no armazenamento, portanto após a colheita que pode ser manual (no pano), ou mecanizada, os grãos são transportados para uma varrição, que é a retirada dos frutos caídos fora da colheitadeira,
Logo após o período da varrição o grão do café deve ser submetido ao processo de limpeza e separação das impurezas, que pode ser feito por peneiramento manual (abanação), ventilação forçada ou por separadores de ar e peneira (máquinas de pré-limpeza).
A parte número dois da limpeza dos grãos do café podemos chamar assim é feita pelo “lavador, que é um separador hidráulico, que separa os frutos por estagio de maturação, que podem ser de diferentes densidades, essa separação é de extrema importância, pois se mantivermos frutos com graus diferentes de maturação juntos resultará em uma bebida com uma qualidade inferior, daquela que só tiver grãos com a mesma qualidade. Esses processos de lavagem citados