Motorista sangue BOM
A Campanha Motorista Sangue Bom foi elaborada para incentivar a doação de sangue, o aumento no cadastro de doadores de medula óssea e doadores de órgãos em todo território nacional.
Segundo estudos, do grupo da campanha Seja um Amigo Doador, no Brasil apenas 1,5% doam sangue anualmente onde destes 75% são doadores de baixa renda. Os homens ocupam 78% das doações sendo 70% dentro da faixa etária dos 26 a 45 anos.
Os dados são ainda mais desanimadores se refletirmos estes números nos casos de lista de possíveis doadores de medula óssea ou doadores de órgão.
Infelizmente o brasileiro não tem o hábito de doar, mas sim do escambo. Prática historicamente recente, a troca de um bem ou serviço por outro bem ou benefício, simples assim. E o sangue é um bem mundial, renovável e de importância vital que pode ser partilhado.
Bem vital é necessário, só lembrado em casos de acidentes (trânsito ou não), pacientes cirúrgicos e/ou com câncer, hemofílicos entre outros casos. Bebês prematuros utilizam 1 a 4 unidades de glóbulos vermelhos durante o período de internação. Enfim só benefício.
Doar sangue e fazer parte da lista de doadores de medula óssea é seguro e fácil. Homens podem doar sangue 4 vezes por ano e as mulheres 3 (verificar limitações – idade, peso, tatuagens, cirurgias recentes entre outras). E quanto à medula óssea, durante a própria doação de sangue eles já separam uma pequena parte da doação para fazer exames e cadastrar na lista. Simples e rápido.
Logo após a doação são feitos testes sorológicos para doenças transmissíveis e tipagem sanguínea. Estes dados ajudarão, ainda mais, a Secretaria de Saúde em suas atualizações. Após a aprovação o sangue é separado por componentes para atender as demandas como:
Tratamento de pacientes com leucemia e câncer – Plaquetas;
Tratamento de vítimas de acidentes ou pacientes de cirurgias – Glóbulos Vermelhos;
Tratamento de queimados e pacientes em choque – Plasma.
Dentre os tipos de doadores, os mais