quimica
Cada gota de um certo adoçante contém 4,575 mg de sacarina. Foram adicionadas, a um recipiente contendo café com leite, 40 gotas desse adoçante, totalizando um volume de 200 ml.
a) Determine a molaridade da sacarina nesse recipiente.
b) Quantos mililitros de café com leite devem ser adicionados ao recipiente para que a concentração da sacarina se reduza a 1/3 da concentração inicial?
2. 200 mL de solução 0,3 M de NaCl são misturados a 100 de solução molar de CaCl2. Calcule a concentração, em mol/litro, de íons cloreto na solução resultante.
3. A 100mL de uma solução 0,6mol/L de cloreto de bário
(BaCl2) adicionaram-se 100mL de uma solução 0,4mol/L de nitrato de bário (Ba(NO3)2). Determine a concentração molar dos íons ([Ba2+], [Cl–] e [NO3
–]) presentes na solução final. 4. A solução de bateria possui como soluto o ácido sulfúrico.
Para se determinar a concentração de H2SO4 nessa solução uma alíquota de 1 mL foi colocada em erlenmeyer junto com água destilada, um indicador adequado e titulada com solução aquosa de NaOH 1,3 mol/L. Supondo que nessa titulação o volume de solução padrão gasto fosse de 20 mL, calcule a molaridade da solução ácida bateria testada.
5. Foram misturados 50mL de solução aquosa 0,4 mol/L de ácido bromídrico (HBr), com 50mL de solução de hidróxido de bário (Ba(OH)2), de mesma concentração.
a) Ao final da reação, o meio ficará ácido ou básico?
Justifique sua resposta com cálculos.
b) Calcule a concentração molar do reagente remanescente na mistura.
6. Preparou-se uma solução de hidróxido de sódio dissolvendo-se 16 g da base em água suficiente para 500 mL. A densidade da solução foi determinada e o valor encontrado foi 1,1 g/mL. Calcule o título percentual p/p da solução. Dados: NaOH = 40 g/mol ; H2O = 18 g/mol
7. Um bom uísque possui, em média, um teor alcoólico de
40% volume por volume.