Plano de internacionalização
A fruticultura brasileira está passando por um momento de franco desenvolvimento, atualmente o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo. Ocupando o 15º lugar entre os países exportadores, o Brasil vem buscando o seu espaço no mercado internacional de frutas, o mesmo possui um bom desempenho por suas condições climáticas, fertilidade dos solos e seus arquiferos, estando localizado na posição geográfica no globo, no hemisfério sul, tem suas estações contrarias ao dos mercados potenciais; estes fatores favorecem maior competitividade e condições melhores de preços, tornando- se mais uma concorrência para esses mercados.
O nordeste brasileiro é favorecido pelas condições propícias de luz, clima e solo, tornando-se a única região do mundo a possuir clima semiárido tropical, e vem consolidando sua vocação para exploração da fruticultura tropical irrigada. O Rio Grande do Norte, tem incrementado sua produção na fruticultura irrigada, sendo o maior produtor nacional de melão.Este setor se destaca pela importância da fruticultura para a economia do estado potiguar e para o Brasil, o desenvolvimento tem -se dado com maior densidade na região agropolo fruticultor Mossoró/Açu , nos municípios de Mossoró e Baraúna, regiões em que o aumento da demanda do melão para o mercado externo vem aumentando gradativamente .
O melão é um produto frágil e perecível, é necessário uma logística especifica para o seu transporte, embalagem e armazenagem, demandando um conjunto de fatores logísticos como: cuidadoso manuseio de cargas, ágeis na movimentação e transporte, informações rápidas e precisas, maturação e embarque e trato aduaneiro confiável. Enfim, o papel da logística é de extrema importância em uma atividade que gera riqueza no campo e expande os seus produtos para o mundo.
A principal variedade produzida no Brasil e destinada ao mercado externo, é o melão do tipo amarelo,