Atpa Conversão de energia
1. Introdução a conversão eletromecânica de energia
Estuda os princípios e processos de conversão de energia elétrica em mecânica e vice-versa. Desenvolve meios para a obtenção dos modelos dos transdutores eletromecânicos.
A energia é convertida para forma elétrica devido a facilidade de transmissão e facilidade de Processamento. A conversão eletromecânica envolve a troca de energia entre um sistema mecânico e um sistema elétrico através de um campo de acoplamento, que pode ser de origem elétrica ou magnética.
Podemos definir a conversão eletromecânica de energia como processo que realiza-se através do campo elétrico ou magnético de um dispositivo de conversão, como agente intermediário. Este processo é essencialmente reversível, exceto por uma pequena quantidade de energia que se perde em aquecimento.
1.1. Trandutores
São dispositivos que convertem uma forma de energia em outra. No nosso caso podemos citar: microfones, alto-falantes, eletroímãs, geradores e etc.
Os transdutores podem ser divididos em três partes: elétrica, mecânicas e eletromecânicas. Esses dispositivos podem ser classificados de acordo com os campos envolvidos sendo eles:
• Dispositivos de excitação única: desenvolvem forças de impulso não controladas.
• Dispositivos de duas ou mais caminhos de excitação: desenvolvem forças proporcionais a sinais elétricos e sinais proporcionais às forças e velocidades.
Exemplos de transdutores de acordo com suas funções:
• Dispositivos para medição e controle (transdutores): são dispositivos de duas ou mais caminhos de excitação, ou seja, desenvolvem forças proporcionais aos sinais elétricos e sinais proporcionais às forças e velocidades. Esses dispositivos geralmente funcionam de maneira linear onde a saída é proporcional a entrada. Exemplos: microfones, alto-falantes, motores conjugados e fonocaptadores.
• Dispositivos que produzem força: esses dispositivos desenvolvem forças de impulso não controladas. Exemplos: atuadores à