Motores
Transformação da Energia Eléctrica em Energia Mecânica
Os motores e os geradores de corrente contínua contem aproximadamente as mesmas pecas e são aparentemente muito semelhantes. Distinguem-se somente pelo uso que deles se faz. No gerador, emprega-se energia mecânica para fazer rodar o induzido e a rotação do induzido gera a energia eléctrica. Num motor, ao contrário, utiliza-se energia eléctrica para fazer rodar o induzido e a rotação do induzido, por meio de um sistema de correias ou engrenagens, faz rodar uma carga mecânica.
O gerador de corrente contínua transforma pois, energia mecânica em energia eléctrica. O motor de corrente continua, transforma energia eléctrica em energia mecânica.
O principio de funcionamento dum motor de c.c, não nos e completamente desconhecido. Ao estudar os aparelhos de medida, aprendeu-se já que um galvanómetro compreendia uma bobina suspensa entre os pólos dum íman em forma de ferradura. Quando a corrente atravessa a bobinas, esta age como um íman e a bobina e posta em movimento pela forca que existe entre os dois campos magnéticos. Este princípio é o mesmo para todos os motores de c.c, qualquer que seja a sua grandeza. Para compreender o funcionamento dos motores correntes, pode começar-se por estudar o mas elementar desses motores, isto é, uma bobina compreendendo uma só espira e que esta suspensa entre os pólos de um íman.
Fleming e LenzFleming descobriu a regra que permite determinar o sentido de rotação do motor quando e conhecido o sentido da corrente de alimentação. A importância desta descoberta só será bem avaliada quando se estudar o princípio de funcionamento dos inúmeros motores geradores actualmente usados.
Fleming, descobriu que a uma relação determinada entre o sentido do campo magnético o sentido da corrente num condutor e o sentido em que o condutor tem tendência a deslocar-se. Esta relação e conhecida sob o nome de LEI DE FLEMING ou regra da mão direita para os motores.