movimento
O filósofo grego Aristóteles acreditava que um corpo só permanecia em movimento se atuasse sobre este alguma força, ou seja, se a força parasse, o corpo também parava, mas esta ideia só foi aceite até ao Renascimento.
-79438566675Galileu mostrou que teoria de Aristóteles estava errada fazendo experiências com mais rigor e precisão. Galileu percebeu que ao empurrar um corpo existia a actuação de uma força contrária ao movimento designada por força de atrito. Assim, ele percebeu que mesmo se uma força que atuasse sobre o corpo, parasse, se não houvesse força de atrito, este continuaria em movimento rectilíneo uniforme, ao contrário do que Aristóteles tinha afirmado. Com os seus estudos Galileu chegou à conclusão da existência da propriedade física da matéria, a inércia. Segundo esta propriedade, um corpo se estiver em repouso tem tendência a ficar em repouso e se estiver em movimento tende a permanecer em movimento.
-86106031115Newton não só concordou com as conclusões de Galileu como também as desenvolveu e formulou as suas três leis utilizando as conclusões nestas. Precisamente na sua primeira lei, designada também por Lei da inércia Newton disse que na ausência de forças, um corpo em repouso continua em repouso e um corpo em movimento continua em movimento retilinto uniforme.
Na segunda lei de Newton este diz que a aceleração adquirida por um corpo é diretamente proporcional à intensidade da resultante das forças que actuam sobre o corpo, tem direção e sentido dessa força resultante e é inversamente proporcional à sua massa. Na terceira lei newton diz que quando dois corpos interagem, a força que o corpo 1 exerce sobre o corpo 2 é igual e oposta à força que o corpo 2 exerce sobre o corpo1.