Motores electricos
Motores elétricos são conversores de energia. Um conversor de energia transforma um tipo de energia em outro. O motor recebe energia elétrica da rede e transforma em energia mecânica disponibilizando esta energia em seu eixo. A figura 1 ilustra o diagrama em blocos de um motor elétrico.
Figura 1 – Diagrama em blocos do motor
Também há conversão de energia nas perdas envolvidas em aquecimento, atrito das peças girante e ventilação. As perdas são agrupadas no rendimento do motor, representadas pela letra grega eta ((). A potência mecânica é dada em CV (cavalo vapor) ou em HP (horse power). Podemos expressar essa potência mecânica em watt’s (W), multiplicando CV por 736 ou HP por 745. A potência elétrica útil ou ativa, aquela que realiza trabalho, também é dada em watt’s ou quilowatts. Para saber o valor dessa potência, é necessário dividir a potência mecânica pelo rendimento. Entretanto, a rede elétrica “enxerga” uma potência maior, quando se trata de motores, pois os motores, sendo carga indutiva, utilizam a potência reativa para produção do campo magnético, devolvendo a energia para rede de forma que essa parte da energia fornecida pela rede não realiza trabalho, mas ocupa os condutores com a corrente reativa. Para determinar o valor da potência total que a rede oferece, ou seja, a potência aparente expressa em VA ou em KVA, basta recorrer ao triângulo de potência, de forma que:
Potência aparente é igual à potência ativa dividida pelo fator de potência, ou seja,
S = P/cos(.
Figura 2 – Triângulo de potência
Para se calcular a corrente de motores trifásicos, basta efetuar as transformações da grandeza mecânica para elétrica, ou seja,
In = (PCV. 736) / 1,7321.Vn . cos(.(
em que,
In – corrente nominal [A]
PCV – potência do motor em [CV]
1,7321 – raiz de 3
Vn – tensão nominal [V] cos( - fator de potência
( - rendimento
Como ligar um motor elétrico:
Os motores elétricos trifásicos para a