motores electricos CC
Máquinas de Corrente Contínua
Máquinas de corrente contínua
- No ano de 1886 deu-se o aparecimento da máquina eléctrica, nesta data o cientista alemão Werner von Siemens inventou o primeiro gerador de corrente continua auto-induzido. que serviu para substituir as baterias electroquímicas nos sistemas telegráficos , no ano seguinte foi aperfeiçoada com um sistema de auto-excitação que tornou a maquina reversível ou seja podia actuar como gerador ou como motor.
Em 1869 Lenobe Grammz patenteia o dínamo (gerador de CC) e cria uma versão próxima do actual motor de CC.
Tinha-se assim a possibilidade de gerar electricidade em grandes quantidades para uso industrial e além disso mostrou ser possível transmitir energia através de fios condutores, o que tornava possível que a fonte de energia e as cargas não estivessem mais no mesmo local.
Classificação das máquinas de corrente contínua Máquinas de excitação separada ou independente. Em funcionamento motor, a máquina é alimentada por duas fontes de energia separadas. Em funcionamento gerador, o indutor é alimentado por uma fonte de energia independente, não se utilizando a tensão fornecida pela própria máquina.
Normalmente o indutor é alimentado por uma fonte de tensão de potência relativamente baixa. Máquinas de excitação derivação. Nesta situação os dois enrolamentos da Consoante o modo de alimentação do enrolamento indutor, as máquinas de corrente contínua clássicas são classificadas em: máquina encontram-se ligados em paralelo.
Motor corrente contínuo
É utilizado quando se pretender um motor com fortes apetências para obter uma grande variação de velocidade ou onde se disponha de uma tensão continua pra alimentar o motor
- Estas maquinas são aplicadas em:
- Guinchos
- Guindastes
- Pórticos
- Máquinas de papel
- Máquinas