Atrito Estático
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE FÍSICA
Atrito Estático
Introdução
A força de atrito estático atua em corpos que estão na eminencia de movimento em relação a uma superfície, variando desde 0 quando não existem forças atuantes ao valor maximo quando o corpo está prestes a se movimentar. Quando há movimento o atrito estático se transforma em atrito cinetíco.
A formula para calcular a força de atrito estático maxima é dada por: Femax=Ue x N, onde Femax é a força de atrito estático maxima, Ue é o coeficiente de atrito estático e N é a força atuante sob o corpo em newtons. O valor de Ue varia de acordo com a superfície em que o corpo esta posicionado.
No experimento adotado para calcular o atrito estático posicionamos um bloco sob uma superfície inclinada em relação a horizontal e aos poucos aumentando o angulo de inclinação até que o objeto começe a se mover lentamente, dessa forma possibilitando o calculo do atrito estático entre as duas superfícies.
Objetivo
Determinar o coeficiente de atrito estático entre duas superfícies.
Material Utilizado
Um objeto, uma régua e uma superfície inclinada.
Montagem e Desenvolvimento
No dia 27 de agosto ocorreu a terceira aula prática de Física para a turma 2. Formou-se um grupo com cinco integrantes para a execução do experimento proposto.
Um objeto foi posicionado sobre uma superfície inclinada em relação à horizontal, a superfície foi limpa assim como o objeto (a sujeira pode interferir no resultado final), então aumentou-se gradualmente o ângulo de inclinação da superfície até que o objeto começou a se mover. Em seguida mediu-se as dimensões x (horizontal) e y (vertical) com uma régua.
O procedimento foi repetido por cinco vezes e determine o valor mais provável para o coeficiente de atrito estático através de uma média aritmética.
Cálculos e Tabelas
Demonstração:
Fₐₑ = M.N
Pₓ= Fₐₑ
Py=N
cos θ=Py/P