Atrito Estatico
A força de atrito estático atua em um corpo em repouso, em relação a uma superfície, sempre que o mesmo tende a deslizar sobre esta superfície. Essa força varia desde zero, quando não há tendência de movimento de corpo relativo à superfície, até o valor máximo, quando o corpo estiver em iminência de se mover relativamente à superfície. A força de atrito estático máxima é dada por:
onde é o coeficiente de atrito estático e N a força que a superfície exerce sobre o corpo, sempre normal ao ponto ou região de contato.
2. Experimento
Para o experimento foi utilizado um objeto, uma régua e uma superfície inclinada. Primeiramente colocou-se um objeto sobre uma superfície inclinada em relação à horizontal e, a seguir, aumentou-se gradualmente o ângulo de inclinação da superfície até que o objeto começasse a se mover. Depois foram medidas as dimensões x e y. Esse procedimento foi realizado cinco vezes.
1) Um método simples para medir o coeficiente de atrito estático entre duas superfícies consiste em colocar um objeto sobre uma superfície inclinada em relação à horizontal e, a seguir, aumentar gradualmente o ângulo de inclinação da superfície até que o objeto comece a se mover quando o ângulo é m. Como exercício, demonstre que, nessa situação, o coeficiente de atrito estático é dado por: = tan m
Fa.e = N
Como N = Py
Fa.e = Py
Isolando o = Py / Fa.e
Como as forças se anulam , Px = Fa.e . Logo, de acordo com as relações trigonométricas tan = cat. oposto/cat. adjacente. Então, é possível presumir que tan = Py/ Px .
2) Coloque o objeto sobre a superfície com pequena inclinação e, em seguida, aumente a inclinação lentamente, até que o objeto esteja prestes a se mover. Então, meça as dimensões x e y. Como = tan m e tan m =