Motores de Corrente Alternada
Um motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em mecânica. É o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da energia elétrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando – com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos.
O funcionamento dos motores elétricos está baseado nos princípios do eletromagnetismo, mediante os quais, condutores situados num campo magnético e atravessados por corrente elétrica, sofrem a ação de uma força mecânica, força essa chamada de torque.
Existem vários tipos de motores elétricos, dos quais os principais são os de corrente contínua e de corrente alternada. Os motores de corrente contínua são mais caros, pois é necessário um dispositivo que converte a corrente alternada em corrente contínua. Já os motores de corrente alternada são mais baratos e os mais utilizados, pois a energia elétrica é distribuída em forma de corrente alternada, reduzindo assim seu custo.
1. MOTORES DE CORRENTE ALTERNADA
Como já dito anteriormente, o motor de corrente alternada é o mais utilizado, principalmente em aplicações industriais. Dessa forma vamos falar mais detalhadamente desse tipo de motor que se subdivide em categorias e subcategorias.
Os motores C.A. podem “Assíncronos” ou “Síncronos”.
Assíncronos – podem ser polifásicos ou monofásicos. Os do tipo polifásicos podem ser do tipo “Rotor de gaiola ou em curto circuito” ou “Rotor enrolado ou bobinado”. Os do tipo monofásicos podem ser “Rotor gaiola ou em curto-circuito” ou “Rotor enrolado ou bobinado”.
Síncronos - podem ser polifásicos ou monofásicos. Os polifásicos são mais difíceis de serem encontrados. Já os monofásicos podem ser divididos em “Ímã permanente”, “De passo”, “Histerese” e “Relutância”.
Isto é uma pequena amostra da enorme quantidade de motores elétricos que existem. Um estudo profundo seria necessário