topografia
TOPOGRAFIA
DATA: 20-07-2014
TRABALHO DE CAMPO
Em Topografia, foi realizado um trabalho prático, consistindo em fazer um nivelamento geométrico entre quatro pontos.
Para realizar o trabalho precisa-mos de tripé para colocar o nível, precisamos da mira, para apontar ao nível, e fita métrica para medir distância entre perfis.
Nos procedimentos de campo, tivemos que montar as estações, bem niveladas e estáveis, houve uma breve explicação como funcionava o nível e de como deveria ser feitas as leituras, nos pontos referenciados colocamos o ponto Mira nivelado, o meu grupo começou com Nivelamento com uma leitura a Atrás ao ponto 1 e de seguida à frente ao ponto 2.
Quando começamos uma leitura tiramos sempre a 2 pontos, Atrás e À frente, a distância deve ser equidistante dos dois pontos sempre que possível, em cada leitura lemos sempre o fio superior, o fio inferior e o fio médio. Começamos a trabalhar com a cota de referência 100,000 m.
Após o preenchimento da Tabela de Nivelamento no terreno, demos inicio ao cruzamento de dados do levantamento e aos cálculos da média, dos desníveis, do erro de fecho e do nível de precisão.
CÁLCULOS
1. Média Calculada
2. Diferença de níveis
Calcula-mos a diferença dos desníveis, obtendo a diferença entre eles.
3. Cálculo das Cotas
Partimos como ponto de partida, a cota 100m.
4. Erro de fecho
5. Nível de precisão
Soma da distância entre perfis, feita a conversão para quilómetros.
Depois determinamos o nível de precisão,
Verificou-se que a nossa tolerância encontra-se dentro da Precisão.
6. Distribuição do erro
Após os cálculos, fez-se a distribuição do erro de fecho por todos os desníveis que neste caso foi 0,002 milímetros, que foram distribuídos na cota H2, 0,001 mm e na cota H4, 0,001mm. Deste modo obtemos as nossas cotas finais, com erro de fecho