Motor Corrente Alternada
9
MOTORES DE CORRENTE ALTERNADA
9.1
MÁQUINA DE INDUÇÃO ELEMENTAR
A máquina de indução transforma a energia elétrica em energia mecânica, seu funcionamento consiste em criar um fluxo magnético girante no enrolamento do estator, o qual induz um fluxo magnético no enrolamento rotor.
O fluxo induzido no rotor tende a se orientar pelo fluxo do estator, criando neste instante um momento de giro.
Uma vista em corte do motor de indução é mostrado na figura 9.1
Fig. 9.1 Vista em corte do motor de corrente alternada
9.2
CAMPO MAGNÉTICO GIRANTE
Para compreender a teoria de máquinas de corrente alternada polifásicas assíncronas é necessário estudar a natureza do Campo Magnético produzido por um enrolamento polifásico.
Em um motor trifásico, os enrolamentos das fases individuais são defasados em 120º elétricos ao longo da circunferência do entre ferro, como mostrado nas bobinas a, -a, b, -b, c, -c da figura 9.2
As bobinas concentradas de passo pleno, mostradas aqui, podem ser vistas como representações de enrolamentos distribuídos, produzindo ondas senoidais de Fmm centradas nos eixos magnéticos das respectivas fases.
Cada fase é excitada por uma corrente alternada que varia senoidalmente com o tempo, sob condições trifásicas balanceadas as correntes instantâneas são:
Ia = Imax sen (wt + 0º ) A
Ib = Imax sen (wt - 120º ) A
Ic = Imax sen (wt + 120º ) A
Elaboração: Professor Sérgio Luiz Volpiano
EQ. 9.1
118
Onde Imax é o valor máximo da corrente e a origem do tempo é tomada arbitariamente como o instante onde a corrente da fase (a) é um máximo positivo.
A sequência das fases é tomada como (abc), as correntes instantâneas são mostradas na figura 9.3.
Os pontos e cruzes nos lados da bobinas (figura 9.2) indicam as direções de referências para correntes de fase positiva.
Figura 9.2 representação simplificada do motor de corrente alternada.
As ondas de Fmm variam senoidalmente com o tempo, cada componente é uma