Motores de combustão interna
[pic]
[pic]
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
SENAI – VÁRZEA GRANDE
MECÂNICA DE AUTOMÓVEIS
MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
APRESENTAÇÃO
O presente material didático aborda os temas: Motores de Combustão Interna (Álcool e Gasolina) e Sistemas de Lubrificação, Arrefecimento, Alimentação e Ignição, visando o aprimoramento da formação dos aprendizes do Curso de Mecânica do SENAI.
Através de informações atualizadas e detalhadas sobre o funcionamento de cada sistema, este material pretende ser fonte de consulta não somente durante o curso, mas também por toda a vida profissional destes aprendizes.
Assim, há ampla exemplificação, grande aporte de figuras para facilitar o entendimento e explicações teóricas em linguagem simples e funcional. Com isto, espera-se que o aluno egresso do Curso de Mecânica do SENAI encontre-se preparado para o mercado de trabalho e seguro de seus conhecimentos.
MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA
A combustão, ou queima, é um processo químico que exige três componentes que se combinam: [pic]
Na locomotiva a vapor, o combustível é o carvão ou a lenha. O calor produzido é utilizado para aquecer água em uma caldeira, transformando-a em vapor.
[pic]
O vapor se expande e, com sua pressão, vai movimentar os êmbolos que acionam as rodas motrizes da locomotiva.
[pic]
A locomotiva a vapor é movida por um motor de combustão externa, pois a queima do combustível ocorre fora dos compartimentos que produzem o movimento (cilindros).
Seguindo o princípio de funcionamento da locomotiva a vapor, foram desenvolvidos os primeiros triciclos a vapor.
[pic]
O motor de combustão interna é um conjunto de peças mecânicas e elétricas, cuja finalidade é produzir