Motores bipolares
MOTOR DE MEIO PASSO
JOINVILLE
2014
ESTUDO SOBRE MOTORES BIPOLAR DE MEIO PASSO
Trabalho de Pesquisa apresentado ao curso Superior de
Tecnologia em Mecatrônica Industrial do Serviço Nacional de Aprendizagem
Industrial –
JOINVILLE
2014
RESUMO
Este trabalho apresenta informações sobre motores bipolares de passo e de meio passo: utilização, funcionamento, vantagens e desvantagens, tipo de ligação, etc.
Trata-se basicamente de um estudo para conhecimento técnico que será compartilhado com toda a turma do Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial – 3º Semestre.
PALAVRAS-CHAVE: motor, passo, bipolar.
1 – MOTORES DE PASSO
Um motor de passo é um tipo de motor elétrico usado quando algo tem que ser posicionado muito precisamente ou rotacionado em um ângulo exato.
Neste tipo de motor a rotação do balancete é controlada por uma série de campos eletromagnéticos que são ativados e desativados eletronicamente.
São dispositivos eletromecânicos que convertem pulsos elétricos em movimentos mecânicos que geram variações angulares discretas. O motor ou eixo de um motor de passo é rotacionado em pequenos incrementos angulares denominado passos, quando pulsos elétricos são aplicados em uma determinada sequência nos terminais deste, a rotação de tais motores é diretamente relacionada aos impulsos elétricos que são recebidos.
A energização de somente uma bobina de cada vez produz um pequeno deslocamento no rotor. Este deslocamento ocorre simplesmente pelo fato de o rotor ser magneticamente ativo e a energização das bobinas criar um campo magnético intenso que atua no sentido de se alinhar com os dentes do rotor.
É interessante observar a possibilidade de se andar um meio-passo, isto é ligar duas bobinas de uma vez de forma que o rotor se alinhe entre elas, possibilitando que o motor funcione com um torque mais alto.
1.1- FUNCIONAMENTO
Consiste em