19195702
1904 palavras
8 páginas
Grupo de Fotônica – André RomeroDepartamento de Física e Ciência dos Materiais Caixa Postal 369 -13560-970 São Carlos – SP – Brasil www.fotonica.ifsc.usp.br e-mail : andretec@ifsc.usp.br
Desenvolvimento de um Controle para Motores de Passo
Introdução
Neste projeto, deveremos apoiar o desenvolvimento de atividades relacionadas à confecção e automação de novos sistemas de translação tanto para os experimentos de varredura-Z quanto para a linha de atraso dos experimentos de excitação e prova, duas técnicas de medida de propriedades não lineares de amostras ópticas. Estas atividades vão desde a preparação de sistemas mecânicos de translação até o desenvolvimento de circuitos de alimentação e controle para os motores de passo que serão utilizados para a movimentação dos estágios de translação.
Motores de passo
Motores de passo são motores DC, mas com a possibilidade de se controlar sua velocidade, direção e ângulo, pode-se girá-los num ângulo determinado com extrema precisão. Eles podem ser encontrados em dois tipos diferentes: magnético permanente e relutância variável. O motor de passo magnético permanente tem como característica “agarrar” quando se gira seu eixo, estando o motor desligado. Este tipo de motor possui tipicamente dois enrolamentos independentes, possuindo assim quatro fios, este motor é normalmente conhecido como motor bipolar. O segundo tipo de motor, o de relutância variável, tem como característica ter seu eixo “livre”, estes motores possuem quatro enrolamentos e um fio comum entre eles, tipicamente este motores possuem cinco ou seis fios, este são normalmente chamados de motores unipolares. As configurações mais comuns são motores de passo que dão uma volta completa (360º) em 48 e 200 passos. Este é um típico motor de passo unipolar. Ele possui cinco fios, sendo um deles o comum entre as quatro bobinas.
www.fotonica.ifsc.usp.br 1
Grupo de Fotônica – André Romero
Circuito de motor de passo unipolar
Para o sistema de