motor monofasico 2
Curso: Automação Industrial II
Rodrigo Moreira Dias nº 31
MOTOR MONOFASICO
Fortaleza - ceara
2015
RODRIGO MOREIRA DIAS
Trabalho sobre motores monofásicos onde irei mostrar um pouco e dar alguns exemplos dentro,fora das industrias e mostrar o quanto são usados e nem sabemos.
Orientador : Aquilles de Paula
Fortaleza - ceara
2015
SUMARIO
1 – introdução
2 – motores universais
3 – Motores de indução monofásicos
4 – Conclusão
INTRODUÇÃO
O motor monofásico é um motor que tem um conjunto de bobinas e sua alimentação é dada por uma única fase de CA. Ele faz o processo onde irá absorver a energia elétrica de uma rede monofásica e a transformara em energia mecânica.
O uso dos motores monofásicos são para motores de pequeno porte e com pequena potencia. Um exemplo básico é o ventilador.
Existem mais de um tipo de motor monofásico,como iremos mostrar no decorrer do trabalho.
.
MOTOR DE INDUÇÃO MONOFASICO
O motor de indução monofásico é um dos mais usados,pois é eficiente e simples,pois sua aplicação é voltada para residências,e eletrodomésticos onde não é necessitado tanta potencia ( coisas de pequeno porte como ventiladores e etc). Estes motores possuem apenas um enrolamento no estator. Este enrolamento cria um campo magnético que alterna de acordo com as alternâncias da corrente (sendo assim,ele não será rotativo.)Os motores de indução monofásico foram construídos para a necessidade de movimento de rotação em situações onde é disponibilizada apenas uma única fase de CA.
O motor não apresenta campo girante,mas sim um campo magnético pulsante. Ele precisa de um “TOC” para disparar o motor. São usados enrolamento auxiliares e um capacitor para gerar uma segunda fase falsa,assim criando um campo girante de conjugado suficiente para fazer sair do repouso. (Assim a corrente no enrolamento auxiliar junta-se com a