Gomes Brasileiro Zamor 1968 Resenha Uma Crise De Autori 16102
7808 palavras
32 páginas
UMA CRISE DE AUTORIDADEEURICO MADEIRA, Caderno de Administração Pública n.O 65, Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1966.
Não há dúvida nenhuma de que as técnicas didáticas usadas no ensino superior estão passando por uma revisão. Talvez não tão ampla nem tão profunda como seria de desejar, mas, em todo caso, uma revisão que vai levar o ensino superior a tomar novos rumos.
Até bem pouco tempo, o ensino primário, o primero a sofrer profundas modificações, era o único a merecer os cuidados dos pedagogos. Dêsse nível passou-se à escola secundária e, agora, os professôres das nossas escolas superiores, pelo menos alguns, começam a se preocupar com novas e mais modernas técnicas didáticas.
Não sei se estarei sendo injusta, mas penso que o ensino da
Administração, em nível superior, não s6 teve um início promissor, como tem dado excelente contribuição a essa revisão tão necessária. Nesse campo, a EBAP, desde sua fundação, em 1952, tem sido pioneira. Veja-se, nos seus primeiros currículos, a inclusão de seminários e debates, a utilização do método de casos, conferências etc.
Assim, a publicação do Caderno n.O 65, de autoria do Dr.
Eurico Madeira, intitulado "Uma Crise de Autoridade", constituiu-se numa contribuição apreciável à literatura que a EBAP, através de seu programa de publicações, procura pôr nas mãos de professôres e estudantes de Administração.
220
NOTAS DE LIVROS
R.A.P. 3/68
Considero oportuna essa publicação porque ela vem provar que podemos preparar nossos próprios casos, baseados na realidade do nosso ambiente de trabalho, ao invés ele utilizar casos importados, que nem sempre satisfazem, pelo seu conteúdo I~ pela sua tradução, aos anseios dos alunos, sempre ávidos de maior participação no processo ensino-aprendizagem.
Aliás, a popularidade dêsse método, que vem sendo também utilizado no ensino de Direito, Medicina e Serviço Social, é devida ao aspecto dinâmico, que favorece essa participação do aluno, envolvendo-o no processo de aprendizagem.