Economia
3 – Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os Fluxos Real e Monetário conjuntamente formam o Fluxo Circular de Renda. Explique como esses sistemas funcionam.
Podem-se identificar dois fluxos principais entre as famílias e as unidades de produção. O primeiro fluxo é conhecido como o Fluxo Real e o outro, como Fluxo Monetário.
O fluxo real, fluxo de fatores de produção e bens e serviços, representa o envio dos recursos produtivos das famílias para as empresas e o envio das mercadorias das empresas para as Unidades Familiares. Paralelamente a esse fluxo, tem-se o Fluxo Monetário, que representa o envio de recursos financeiros das Unidades de Produção para as Unidades Familiares, como remuneração pelos recursos produtivos fornecidos anteriormente.
A figura abaixo ilustra o Fluxo Real da economia:
No mercado de bens e serviços, as famílias demandam bens e serviços enquanto as empresas ofertam. No mercado de fatores de produção as famílias ofertam os serviços dos fatores de produção (que são de sua propriedade) enquanto as empresas os demandam.
A figura abaixo ilustra o fluxo monetário da economia.
Unindo os dois fluxos tem-se o chamado fluxo circular de renda. Inter-relação do Fluxo Real e Monetário, famílias e empresas, que se dá no mercado. Este fluxo de bens e serviços e de pagamentos é que determina quais os produtos devem ser produzidos, em que quantidade, de que forma e para quem.
As remunerações pagas pelas Unidades Produtoras criam renda para as famílias. As famílias, por sua vez, têm necessidades que precisam ser satisfeitas pelo consumo de mercadorias produzidas pelas Unidades Produtoras. As unidades produtoras entregam os bens e serviços às famílias mediante o pagamento adequado. Além disso, são representados os fluxos financeiros das Unidades Familiares para as Unidades de Produção, decorrentes do pagamento pelas mercadorias (bens e serviços) consumidas.
A figura abaixo ilustra o fluxo monetário circular de renda.