Eletricidade
Curso: Engenharia Mecânica
Disciplina: Eletricidade I
Componentes: Aline Malacarne
Daniela Giarollo
Emili Debastiani
Erechim, 2013.
1
Sumário
1. Família dos motores elétricos;
2. Motores de Indução Monofásicos;
2.1 Motor de indução monofásico com capacitor permanente
(Permanent Split Capacitor – PSC);
2.2 Ligação de motores monofásicos PSC a rede de alimentação;
2.3 Aplicações;
Referências
2
1. Família de motores elétricos
Motores de Indução Monofásicos
3
2. Motores de Indução Monofásicos
Os motores monofásicos são assim chamados porque os seus enrolamentos de campo são ligados diretamente a uma fonte monofásica. Por terem somente uma fase de alimentação, não conseguem formar um campo girante, como fazem os motores trifásicos, mas sim, um campo magnético pulsante. Isso impede que tenham torque de partida, tendo em conta que no rotor se induzem campos magnéticos alinhados ao campo do estator.
4
2. Motores de Indução Monofásicos
A figura abaixo mostra a formação do campo magnético devido a uma só fase. Como se vê esse campo é pulsante, tendo sempre a mesma direção e não permitindo a indução de correntes significativas. Para solucionar o problema de partida, utilizam-se enrolamentos auxiliares, que são dimensionados e posicionados de forma a criar uma segunda fase fictícia, permitindo a formação do campo girante necessário para a partida.
Fonte: (NEVES, 2013).
5
2. Motores de Indução Monofásicos
Se de alguma forma se puder conseguir um segundo campo com defasagem de 90° em relação à alimentação, se terá um sistema bifásico, com a consequente formação de um campo girante capaz de promover a partida. Existem várias maneiras de proporcionar esta defasagem. Cada uma delas corresponde a um determinado tipo de motor monofásico.
Desta maneira, a corrente elétrica que circula pelo enrolamento auxiliar está adiantada em aproximadamente 90° da