motor histerese
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ
DCEEng - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIA
MOTOR DE HISTERESE
Eduardo Wielens
Henrique Nechel
Rafael Bandeira
Rafael Mombach
Prof ° Moises M. Santos
Conversão Eletromecânica 2
CONCEITO DE HISTERESE
• O que é?
A histerese é a tendência de um material ou sistema de conservar suas propriedades na ausência de um estímulo que as gerou.
Conversão Eletromecânica 2
CONCEITO DE HISTERESE
• Como Funciona?
Quando uma força magnetizante externa é aplicada a um material ferromagnético, os momentos dos domínios magnéticos tendem a se alinhar com o campo magnético aplicado. À medida que a força magnetizante aumenta, esse comportamento continua até que todos os momentos magnéticos estejam alinhados com o campo aplicado. Nesse ponto, eles não podem mais contribuir para o aumento da densidade do fluxo magnético, e diz-se que o material está completamente saturado.
Se a força magnetizante for reduzida, os momentos dos domínios magnéticos relaxam-se indo para as direções de mais fácil magnetização próximas da direção do campo aplicado. Entretanto, no final, quando o campo aplicado é reduzido até zero, os momentos dos dipolos magnéticos, embora tendendo a relaxar e assumir as orientações iniciais, não são mais totalmente aleatórios em suas orientações.
Eles agora retêm uma componente de magnetização líquida na direção do campo aplicado. Esse efeito é responsável pelo fenômeno conhecido como histerese magnética. Conversão Eletromecânica 2
CONCEITO DE HISTERESE
Sua área interna representa a dissipação de energia, dentro dos materiais, cada vez que esses materiais são levados a percorrer o “ciclo completo de magnetização”, ou seja, refletem a dificuldade que a força magnética (H) encontra em orientar os domínios do material em questão. Reflete, portanto o trabalho realizado por H para obter B. Assim, essa perda pode ser medida e é dada em watts [W].