Materiais magnéticos
ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO
OS MATERIAIS MAGNÉTICOS PARA
TRANSFORMADORES E MOTORES
Aldenis Everton
Bruno Peixoto
Cintia Cristina
Fagner Leleu
Renato Rodrigues
Recife
2013
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO
OS MATERIAIS MAGNÉTICOS PARA
TRANSFORMADORES E MOTORES
Relatório apresentado à disciplina de Materiais Elétricos, Turma ED, sob a orientação do professor Carlos Salviano, como requisito à obtenção da nota 2ª unidade.
Recife
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho, explanaremos os materiais magnéticos, abordando seu conceito e aplicações no ramo da engenharia elétrica. A habilidade de certos materiais - notadamente o ferro, o níquel, o cobalto e algumas de suas ligas e compostos - de adquirir um alto e permanente momento magnético, é de grande importância para a engenharia elétrica. As aplicações de materiais magnéticos são muitas e fazem uso de quase todos os aspectos do comportamento magnético. Focaremos a influência dos materiais ferromagnéticos nos transformadores e motores elétricos, equipamentos de suma importância na sociedade.
MATERIAIS MAGNÉTICOS
1.1 DEFINIÇÃO
São materiais vocacionados para condução de fluxo magnético.
A habilidade de certos materiais - como o ferro, o níquel, o cobalto e algumas das suas ligas - de adquirir um alto e permanente momento magnético, é de grande importância para a engenharia elétrica.
As pesquisas por materiais magnéticos com melhores características são motivadas pela possibilidade de redução nas dimensões dos equipamentos e diminuição de limitações no desempenho devido à saturação e perdas.
O imã é um material que não precisa de campos externos, pois já possui seu próprio campo.
Domínios magnéticos
A propriedade magnética da matéria é de origem elétrica, resultado dos movimentos de elétrons em