Materiais Magnéticos
Este trabalho tem por fim primeiramente definir o que são materiais magnéticos e seu funcionamento. Bem com exemplificar suas áreas de aplicação numa perspectiva de uso nos domínios a bordo de navios mercantes e por último tem por objetivo apresentar as vantagens e desvantagens de seu uso em embarcações.
DESCRIÇÃO
Os materiais magnéticos são formados por partículas microscópicas que são capazes de gerar campo magnético natural. Alguns desses materiais possuem um campo magnético permanente, ou seja, os elétrons se arranjam naturalmente de forma que seus pólos Norte e Sul fiquem alinhados, gerando um forte campo magnético ao seu redor .Tal campo é a soma dos campos magnéticos das partículas elementares. Já em outros materiais não existe campo magnético ao seu redor pois os campos magnéticos dos elétrons se anulam.
Esses materiais vieram se desenvolvendo nos últimos anos com os avanços tecnológicos devido aos estudos feitos em países como Estados Unidos e Japão.
Os materiais magnéticos são classificados em três tipos: paramagnéticos,diamagnéticos e ferromagnéticos.
Os matérias paramagnéticos possuem átomos com a orientação do momento dipolar aleatório que na presença de um campo magnético externo se alinha formando um campo magnético na mesma direção e sentido do campo colocado nas suas proximidades e quando retirado esse campo o momento dipolar volta a ficar orientado aleatoriamente, fazendo com que o campo no seu interior desapareça.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paramagnetismo
Os materiais diamagnéticos são os mais fracos dos três tipos citados. Nestes átomos o momento dipolar somente surge quando este está submetido a um campo magnético externo. O campo magnético dos átomos tem a mesma direção, mas sentido contrário do campo colocado ao seu redor, o campo magnético externo diminui o campo magnético em seu interior, porém quando o campo externo é removido o campo interno desaparece