Central Telefônica.
Trabalho Elaborado Para a Disciplina de Introdução a Informática.
Aluno: Cláudio Rogério Gowert
Turma: 79
Professor: Marco Andrei Kichalowsky
Central Telefônica
Central Telefônica é o equipamento que realiza as ligações (comutação) entre dois usuários (assinantes “A” e “B”) do serviço de telefonia.
Com o surgimento do telefone que foi criado em 1876, teve a necessidade, no decorrer do tempo, de se criar um sistema que fosse capaz de conectar todos os usuários, uma vez que a demanda inviabilizava a conexão direta entre as pessoas. Para resolver este impasse, criou-se em 1879 um sistema intermediador entre as ligações, denominado central telefônica ou central de comutação.
As primeiras centrais telefônicas que foram desenvolvidas usavam operadores/telefonistas (sistema manual) para transferência das ligações. Devido a problemas de sigilo nas conversações, houve várias tentativas de se desenvolver um sistema que não necessitasse de operadores. Então, em 1889, o agente funerário Almon Brown Strowger desenvolveu um sistema de comunicação eletromecânico (sistema automático), que realmente funcionou; conhecido como central Passo a passo (Assinante “A” desejasse telefonar, acionava mecanismo que enviava sinal elétrico à central automática, esta fechava comunicação com assinante “B”). As centrais do modelo Passo a passo, foram substituídas inicialmente pelas centrais Cross Bar (Barras cruzadas, também eletromecânicas). No Brasil a primeira central telefônica automática foi inaugurada em 1922 na cidade de Porto Alegre.
Na década de 70 as centrais telefônicas passaram por um processo de evolução, da era analógica para a era digital. Mudança ocorrida na parte do processamento, através da troca de componentes eletromecânicos por processadores e componentes digitais, dando origem ao que chamamos de centrais digitais CPA (Central de Programa Armazenado – central que possui um programa armazenado em sua memória principal, responsável pelas