centrais telefônicas
O que é uma central telefônica?
Uma central telefônica é o equipamento utilizado para realizar as ligações, além de realizar as ligações, possui outras funções como o atendimento, o alerta, envio de informação, processamento de informações etc. Tudo vai depender muito do modelo escolhido, mas como a evolução ao longo dos anos é grande, os aparelhos tendem a ter cada vez mais funções e facilitar mais o dia a dia de quem precisa usar uma central telefônica.
Existem dois tipos de centrais telefônicas que são: centrais analógicas e centrais digitais onde existem algumas diferenças entre elas.
Central Analógica
Nascida por volta de 1879 em Paris, no mesmo ano em que foi instalada no Rio de Janeiro a Companhia Telefônica do Brasil a criação da Central telefônica foi considerada um avanço importante para a época, essas Centrais Telefônicas precisavam de pessoas para operá-las e funcionavam em sua totalidade com operações manuais. Estas centrais são muito barulhentas, além de ocupar grande espaço em relação às digitais. Causam instabilidade na ligação e demora no sinal de discagem. Quando surgiram desconfianças de que as telefonistas desviavam de propósito as ligações. Por isso, criou-se a necessidade de inventar um sistema que dispensasse o trabalho delas. Quando surgiram as Centrais automáticas que não precisavam de operador/telefonista para fazer uma ligação, eram do tipo eletromecânicas. Inicialmente elas foram substituídas pelas centrais Cross Bar (Barras cruzadas), que também eram eletromecânicas.
Centrais digitais
Construídas a partir dos anos 90 as empresas de telefonia passaram a utilizar Centrais Digitais, também chamadas CPA Central de Programa Armazenado, e que comutam as ligações através de circuitos integrados. Essas centrais são consideradas verdadeiros computadores e trabalham com um software interno para executar as operações: interligar terminais, executar controle, teste e gerenciamento do hardware,