RELAT RIO 1 Implementa o de Controladores Digitais de Processo Industriais COMPLETO
Prática 02 : Implementação de Controladores Digitais de Processo Industriais- Arquitetura PID
Componentes: Juremir da Silva Ramos, Raniere Lira de Sousa Martins, Robson Moreira de Freitas, Allan Silva, Lucas Sousa.
Resumo. Para efeito de familiarização com as plataformas de controle a serem usadas na disciplina de controle digital, na prática 1 simulou-se, através do simulink, os efeitos na mudança do ganho K para a função e transferência (FT) especificada e seu diagrama de nyquist característico. Tendo todas as ferramentas necessárias, projetou-se um controlador PID através do método de Ziegler-Nichols para sistemas de malha aberta, onde mediu-se o tempo de retardo do processo e calculou-se os parâmetros do diferenciador e integrador do PID, processo feito também através da resposta ao degrau de um motor CC e do processo térmico uma FT pelo método temporal de Ziegler-Nichols. Na prática 2 usou-se como método de identificação da função de transferência o método em frequência de Ziegler-Nichols, mais conhecido como método de Åströn&Hanglünd.
Palavras-chave: Função de transferência, Ziegler-Nichols, Åströn&Hanglünd, Relé, Simulink.
1. INTRODUÇÃO
O controlador é um dispositivo físico, podendo ser: eletrônico, elétrico, mecânico, pneumático, hidráulico ou combinações destes. No projeto real de um sistema de controle, o projetista deverá decidir pela utilização de um ou mais controladores. Esta escolha depende de vários fatores. O tipo de controlador mais comumente usado, mesmo em plantas das mais diversas naturezas, é o controlador eletrônico. De fato, os sinais não elétricos são, normalmente, transformados em sinais elétricos, através de transdutores, e, devido a simplicidade de transmissão, aumento da performance, aumento da confiabilidade e principalmente, facilidade de compensação. Geralmente