Motivação
O que faz com que os indivíduos trabalhem para a empresa e produzam os resultados esperados. O que faz com que as pessoas ingressem numa organização e nela permaneçam. Como os ocupantes de determinados cargos se sentem propensos a produzir no ritmo exigido pela organização. Segue uma breve revisão na tentativa de responder estas perguntas.
Abordagem Clássica
A abordagem clássica está fundamentalmente ligada aos princípios da Administração de Frederick Taylor; ele percebeu que o trabalhador médio produzia muito menos do que seria potencialmente capaz com o equipamento disponível na época. Portanto a idéia era pagar mais aquele que produzisse mais.
A crítica que pode ser feita não é de que o salário não seja um elemento motivador, e sim que o adotamos como motivador, e sim que o adotamos como único motivador.
Teoria das Necessidades humanas
Tal teoria foi desenvolvida por Abrahasn H. Maslow. Segundo ele, o homem é motivado por necessidades organizadas numa hierarquia de relativa prepotência, ou seja, o homem é um animal dotado de necessidades é satisfeita, surge outra em seu lugar o que torna uma necessidade fisiológica. A necessidade satisfeita não motiva o comportamento.
Necessidade de Segurança
São estas necessidade de proteção contra o perigo. Algumas pessoas erroneamente se referem elas como necessidades de proteção. Entretanto a mesma a menos que a pessoa esteja numa relação de dependência ela não procura proteção já que em certas situações aceita correr riscos.
Necessidades Sociais
As necessidades sociais tornaram se um importante fator de motivação de seus comportamentos, necessidades de participação, de associação de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade e afeto vem á tona.
Necessidades do ego
São as necessidades do ego as quais pertencem ás duas classe: 1. Necessidades relacionadas com o amor próprio: status autoconfiança. 2. Necessidades relacionadas com a própria reputação: ”status”,