Evolução historica dos principios contabeis no brasil
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Teoria Avançada da Contabilidade
Docente:
Alunas:
CARDOSO, Ricardo Lopes; SARAVIA, Enrique; TENORIO, Fernando Guilherme and SILVA, Marcelo Adriano. Regulação da contabilidade: teorias e análise da convergência dos padrões contábeis brasileiros aos IFRS.Rev. Adm. Pública [online]. 2009, vol.43, n.4.
Regulação da contabilidade: teorias e análise da convergência dos padrões contábeis brasileiros aos IFRS
Objetivo: Abordar especificamente a regulação da contabilidade, aplicando as teorias da regulação apresentadas às alterações promovidas pela Lei 11.638/07 e pela MP 449/08 na LSA.
Os autores ressaltam a relevância das alterações dos padrões contábeis brasileiros em convergência com as normas internacionais, porém destacam que pouca ênfase tem sido dispensada ao processo de regulação à essa nova regulamentação. O artigo apresenta cinco teorias que ajudam a entender o fenômeno da regulação da contabilidade.
"Portanto, para se analisar a regulação da contabilidade, é mais adequado entender a contabilidade como um conjunto de mecanismos dedicado à redução da assimetria informacional, ao delineamento de incentivos e à estruturação e sinalização de mecanismos de avaliação de desempenho ou, de forma mais ampla, como uma instituição social (Ordelheide, 2004)" (p.776).
A Lei 11638/07 e a MP 449/08, foram responsáveis pela regulamentação das alterações contábeis em convergência com as normas internacionais. O artigo demonstrou como essa alterações foram de certa forma reguladas pelas cinco teorias da regulação apresentadas a seguir:
" (i) do interesse público, segundo a qual a regulação busca corrigir falhas de mercado e zelar pelo interesse público; (ii) da captura, segundo a qual a regulação gera lucros anormais positivos para as empresas reguladas; (iii) da competição entre grupos de interesse, segundo a qual a regulação é desenhada conforme os interesses do grupo que