Comunicação empresarial
1
A Empresa
IKAP IND. E COM. DE ART. DE PAPEL LTDA, se localizava na cidade de Jarinu, à de 89 Km de São Paulo. Era uma empresa Familiar de pequeno porte com cerca de 50 funcionários e operava no ramo de Embalagens e Artigos para Festas, como:
· · · ·
FORMINHAS DE PAPEL LINGUA DE SOGRA CELOFANE etc.
A estrutura da IKAP era divida nos seguintes: · · · · · · DIRETORIA FINANCEIRO ADMISTRAÇÃO PRODUÇÃO ESTOQUE LIMPEZA
Sendo que o departamento Pessoal e Contabilidade eram terceirizados.
Um fator interessante quanto a IKAP, era que não havia distribuição dos produtos acabados. Os clientes retiravam seus pedidos na própria empresa. Por se tratar de um produto relativamente barato para se produzir e, sem necessidade de pesquisas tecnológicas, e de fácil aceitação, comercialização que não dependia de sazonalidade para girar. A geração de receita deveria ser certa e alta, pois gastos com Logística e Transporte que por vias de regra respondem por 1/3 dos custos, era inexistente.
Publico alvo: · · Lojas de Artigos para decoração e festas; BUFFETs;
2
· ·
Supermercados; Bazares e Armarinhos.
A Problemática
Uma das causas apontadas para a bancarrota da IKAP, seria a má administração. Mais especificamente, o desvio de recursos para uso pessoal da diretoria. Outro ponto gravíssimo: Os pedidos eram faturados, mas não eram entregues.
Na tentativa desesperada para sobreviver, a diretoria da empresa buscava sócios para tentar se reerguer. Para o proprietário, era extremamente viável essa ideia, pois existia a (vaga) possibilidade de saldar todas as