Motivação
Porque motivação não é algo que possa ser diretamente observado; inferimos a existência de motivação observando o comportamento.
2. O que, principalmente, caracteriza um comportamento motivado?
Caracteriza-se pela energia relativamente forte nele dispendida e por estar dirigido para um objetivo ou meta.
3. Que diferenças podem ser apontadas entre conceitos de: motivo, incentivo, impulso, e necessidade? Ilustras a respostas com exemplos.
Motivo: “Uma condição interna relativamente duradoura que leva o individuo ou que o predispõe a persistir num comportamento orientado para um objetivo, possibilitando a transformação ou a permanência da situação” Ex: a fome, sede , curiosidade.
Incentivo: é um objeto, condição ou significado externa para o qual o comportamento se dirige. Pode-se distinguir entre incentivo positivo: aquele na direção do qual o comportamento se dirige (ex: alimento, dinheiro, sucesso) e incentivo negativo: no qual o individuo procura afastar-se ou que é ativamente evitado (ex: ferimento, o isolamento social)
Impulso: força que põe o organismo em movimento. É entendido como a consequência de uma necessidade. Ex: fome.
Quando se trata de motivos mais complexos, como os de realização, prestigio, e etc., comumente se emprega o termo necessidade.
4. A aprendizagem exerce alguma influencia no processo de motivação? Explicar a resposta.
Sim, porque pode-se observar a grande participação da aprendizagem em motivos como a necessidade de realização, por exemplo, apesar de ser difícil afirmar que motivos cmo esse sejam exclusivamente aprendidos.
5. Existe relação biunívoca entre motivos e comportamentos? Explicar a resposta.
6. Como costuma ser classificados os motivos? Explicar cada uma das três grandes categorias, oferecendo exemplos.
7. Como o conceito de homoestase pode auxiliar compreender o processo clinico dos