mOTIVAÇÃO
ARTIGO: A importância do trabalhador na Sociedade da Informação e do conhecimento.
RESUMO: O presente trabalho, busca compreender os aspectos relevantes no ambiente das organizações, frente a dinâmica da Era da Informação e do Conhecimento, na medida em que esses fatores – informação a e conhecimento passam a serem pilares do mundo atual, e o trabalhador para manter-se no mercador e fazer parte das organizações, necessita adequar-se, qualificar-se , desenvolver habilidades e conhecimentos, por sua vez a dinâmica interna da empresa, muitas vez desestabiliza esta relação e proporciona um ambiente de stress e de falta de motivação.
PALAVRAS CHAVES: mudanças organizacionais; cibercultura; recursos humanos; motivação;
1. INTRODUÇÃO:
“(...) O perfil do profissional desejado pelas organizações neste novo milênio pressupõe adaptabilidade a mudanças, flexibilidade e capacidade de aprender continuamente. Já não é suficiente possuir muito conteúdo acumulado ao longo da carreira e experiência profissional. O diferencial competitivo é o potencial para assimilar novas informações, criar novos conhecimentos e utilizá-los de modo produtivo, estimulando o desenvolvimento pessoal e organizacional”.
As constantes transformações ocorridas no mundo do trabalho configuram um cenário que justifica a importância deste estudo.
Com as novidades da tecnologia de informação e comunicação, já bastante difundidas em nosso cotidiano, vemos emergir uma nova Era da Informação e do Conhecimento, na medida em que esses fatores – informação a e conhecimento – passam a serem pilares do mundo atual. Diante das mudanças, que se manifestam na perspectiva tecnológica, social e econômica, do conseqüente aumento da competitividade no mercado, forma-se um quadro no qual as exigências de melhor qualificação profissional fazem-se necessárias, e no outro extremo a necessidade de valorizar os empregados e de criar condições favoráveis para maximizar o seu