encefalopatia
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
NEURORRADIOLOGIA
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
Acta Med Port 2006; 19: 442-445
ENCEFALOPATIA DE WERNICKE
Importância do seu Reconhecimento
CRISTINA GIESTA RAMOS, CLÁUDIA PEREIRA
Serviço de Neurorradiologia. Hospital Geral Santo António. Porto
RESUMO
A Encefalopatia de Wernicke (EW) é uma doença neurológica severa causada por um défice de vitamina B1 (tiamina), mas que é potencialmente tratável se diagnosticada precocemente. Trata-se do caso clínico de uma doente jovem, insuficiente renal em hemodiálise, que foi submetida a uma cirurgia abdominal e cujo pós-operatório foi complicado, tendo havido dificuldade na introdução da alimentação entérica. Durante o internamento inicia queixas de desequilíbrio da marcha. A Ressonância Magnética (RM) Encefálica mostrou alterações sugestivas de Encefalopatia de Wernicke. Após tratamento com suplementação vitamínica a doente ficou assintomática.
O estudo cerebral com RM surge como um meio fundamental para confirmar o diagnóstico de EW e contribuir para a sua detecção precoce, uma vez que o padrão imagiológico é típico e o diagnóstico clínico é muitas vezes difícil.
Palavras-chave: Encefalopatia Wernicke, tiamina, alcoolismo, difusão
SUMMARY
WERNICKE ENCEPHALOPATHY
The Importance of the Diagnosis
Wernicke Encephalopathy (WE) is a severe neurological disease caused by vitamin B1
(thiamine) deficiency, which is potentially treatable if early diagnosed.
This is the clinical case of a young female patient, with renal insufficiency on haemodialysis, who has been submitted to an abdominal surgery. After the intervention, there were difficulties on beginning with enteric nutrition. Some days later she developed gait imbalance. A Brain Magnetic Resonance (MR) was performed and