motivação
MOTIVAÇAO HUMANA
Definir o conceito de motivação não é uma tarefa fácil, mas podemos dizer que é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, ou pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico. Esse impulso à ação pode ser provocado por um estimúlo externo, ou até mesmo pode ser gerado internamente nos processos mentais da pessoas.
As pessoas são diferentes em se tratando de motivação, pois, as necessidades variam de um indivíduo para outro, produzindo diferentes padrões de comportamento.
Os valores disseminados na sociedade são diferenciados e a capacidade para atingir objetivos também tem as suas diferenças, tendo em vista a necessidade de cada um.
Mesmo com essas diferenças, o processo que leva a dinamização do comportamento das pessoas é muito semelhante. Em outras palavras, queremos dizer que embora os padrões sejam de comportamento sejam diferentes, o processo do qual eles resultam é em tese, praticamente o mesmo para todas as pessoas.
CICLO MOTIVACIONAL
Para que haja o início da motivação, basta haver uma necessidade.
Essa necessidade é uma força dinâmica que persiste até provocar o comportamento.
Quando surge a necessidade, há um rompimento no estado de equilíbrio no organismo do ser humano, vindo a causar um estado de tensão, desconforto, insatisfação e dessquilíbrio.
Esse estado leva o indivíduo a um comportamento ou ação, capaz de descarregar a tensão ou de livrá-lo do desconforto e do desiquilíbrio. Se o comportamento for eficaz, o indivíduo encontrará a satisfação da necessidade e, portanto, a descarga da tensão provocada por ela.
Após a satisfação da necessidade o organismo volta ao seu estado de equilibrio normal, ajustando naturalmente ao ambiente em que o indivíduo convive.
Para que haja o ciclo motivacional envolvendo a satisfação da necessidade, o mestre Idalberto Chiavenato nos mostra o seguinte esquema, senão vejamos:
Equilibrio