motivação
TIPOS DE INVESTIMENTO
LINHARES-ES
2013
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO BARTOUVINO COSTA
TIPOS DE INVESTIMENTO
Trabalho apresentado pelos alunos do curso de Contabilidade da EEEFM Bartouvino Costa.
LINHARES-ES
2013
1 - INTRODUÇÃO
De uma forma geral, investimentos podem ser entendidos como toda e qualquer aplicação de recursos em ativos cujas fontes são representadas pelo passivo ou patrimônio líquido.
Estes investimentos são classificados de acordo com a sua natureza e a intenção.
Investimentos representados por ativos que têm como objetivo a manutenção do ciclo operacional da empresa e sejam efetuados em caráter temporário são classificados no ativo circulante ou realizável em longo prazo.
Os ativos que têm por objetivo a manutenção das atividades operacionais da empresa e sejam efetuados em caráter permanente são classificados no ativo permanente.
Uma das atividades de uma boa administração financeira, considerando que um dos recursos mais escassos e, portanto mais caros são os recursos financeiros que muitas vezes estão temporariamente disponíveis, é uma adequada proteção destes recursos contra a perda de poder de compra da moeda (quanto maior o nível de inflação, maior a necessidade desta proteção).
Neste sentido, o administrador financeiro aplica as sobras temporárias de recursos financeiros em investimentos de curto prazo e, adicionalmente obtém recursos extras através da remuneração destas aplicações financeiras.
As participações societárias temporárias, quer por especulação quer por outras razões que levem a empresa investidora a não ter interesse na sua manutenção, devem ficar no ativo circulante (eventualmente no realizável à longo prazo), registradas pelo custo de aquisição e sujeitas à avaliação pelo valor de mercado, se este for inferior àquele.
2. O QUE É