Motivação
Atualmente, uma das tendências mundiais é a busca pela valorização do fator humano nas empresas e no mercado de trabalho. A exigência está na capacidade de lidar e enfrentar as adversidades da vida.
A natureza do ser humano é muito complexa e talvez por esse motivo seja apaixonante. Ao mergulharmos nesta complexidade, constatamos a diferença entre vencedores e vencidos, campeões e perdedores, felizes e infelizes.
Uma das causas para crises e quedas de faturamento inesperadas, nas empresas, pode estar na falta de motivação dos funcionários e até mesmo dos próprios empresários.
Mas, afinal, o que motiva o ser humano?
A motivação é um processo individual e fruto do nosso crescimento pessoal. A nossa evolução nos impulsiona ao desejo de possibilidades maiores, em que nada é trivial e tudo é útil para um significativo crescimento. A receita para grandes resultados está justamente nas pequenas coisas, dependendo, é claro, do foco que escolhemos, do nosso grau de dedicação, esforço e da qualidade das nossas ações.
Entender esse processo auxiliará na abertura de novos espaços, novas ferramentas para grandes descobertas, aprendizagens para viver melhor e vencer de um jeito que alguns seres humanos ainda não conhecem. Sabe-se, por exemplo, que a motivação do alpinista não está na conquista da montanha, mas na conquista dele mesmo.
Cada pessoa se motiva de uma forma diferente, mas algumas premissas e características são iguais. A maioria das pessoas se motiva com a possibilidade de ver os seus sonhos realizados. Esses sonhos vêm moldados das mais diversas formas: em palavras ou gestos, no reconhecimento de um trabalho bem-feito, num elogio, na possibilidade de crescimento, numa palavra de compreensão e carinho, na importância da equipe, entre outros.
A motivação é um ato de simplicidade e cumplicidade com o ser humano, e passa por uma ruptura de paradigmas. É importante que passemos a olhar