Processos Formadores de Palavras
Processos Formadores de Palavras
Componentes: Turma
Ji-Paraná
11/03/2014
Introdução
Existem dois processos básicos pelos quais se formam as palavras: a derivação e a composição. A diferença entre ambos consiste basicamente em que, no processo de derivação, partimos sempre de um único radical, enquanto no processo de composição sempre haverá mais de um radical.
1.0 - Derivação
É um processo de formação de palavras por meio de acréscimo ou supressão de afixos. Tem como ponto de partida um único radical ou uma única palavra que podemos chamar de palavra primitiva, à qual se acrescenta uma idéia acessória, sem que se altere seu significado fundamental.
1.1- Derivação prefixal
Ocorre com acréscimo de um prefixo a um semantema. Ex.:indecente, remexer, desnutrição, infeliz, desleal, super-homem, que se dizem palavras derivadas prefixais.
1.2 - Derivação Sufixal
Ocorre com o acréscimo de sufixo a um semantema. Ex: nutrição, mexido, adorável, bananada, beleza, que se dizem palavras derivadas sufixais.
1.3 - Derivação parassintética
Ocorre com acréscimo simultâneo de afixos de forma dependente. Normalmente, as palavras derivadas por parassíntese são verbos provenientes de substantivos ou adjetivos. Ex: esburacar, amolecer, empalidecer, ajoelhar, enriquecer, que se dizem derivadas parassintéticas ou parassínteses.
1.4 - Derivação prefixal-sufixal
1.5 - Derivação imprópria
É um tipo de derivação, visto que a nova palavra não sofre alteração em sua forma primitiva, apenas adquiri aplicação diferente na frase, mudando