CARAVANA JPB: Práticas Investigativas na Ótica do Processo de Criação Artística
4472 palavras
18 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBAFILIPE FRANCILINO DE SOUSA
CARAVANA JPB
Práticas Investigativas na Ótica do Processo de Criação Artística
João Pessoa
2014
CARAVANA JPB
Práticas investigativas na ótica do processo de criação artística
Filipe Francilino de Sousa
Neste artigo, tentaremos trazer, inicialmente, para discussão o conceito de jornalismo investigativo em analogia ao pensamento da linguista Salles (1998). Será abordada a pertinência do termo e sua aplicabilidade nas práticas do jornalismo com profundidade a partir da densa teoria literária com que nos deparamos na elaboração deste trabalho.
Portanto para dar sustentação aos argumentos apresentados ao longo desse artigo buscaremos observar as práticas investigativas do jornalista Laerte Cerqueira, repórter da Rede Paraíba de Comunicação, sob a ótica da crítica genética do processo criativo exposta no site Perfil Literário (2014).
Tal processo quando aplicado à cobertura jornalística parece transformar o repórter em um pesquisador do campo das ciências sociais. Pois, assim como o pesquisador busca conhecer a produção de uma obra literária a partir de marcas deixadas pelo autor no percurso até a obra, o jornalista contador de história procura compreender a produção da obra a partir da documentação deixada pelo escritor.
Mas, como nem toda modalidade jornalística tem como praxe pesquisar a documentação que antecede o conteúdo final de uma reportagem a ser exibida publicamente, busca-se contribuir com esse debate sobre o desenvolvimento do fazer jornalismo considerando as experiências práticas, as explorações teóricas e os estudos já realizados na área que explicam a dinâmica de funcionamento e transformação do jornalismo contemporâneo.
Com base no exposto, cremos que o percurso seguido pelo pesquisador é análogo ao método utilizado no jornalismo investigativo, bem como em outras áreas do conhecimento humano como,por