Motivação
O presente trabalho é sobre a motivação, mais concretamente sobre seus conceitos e aplicações.
O objetivo desse trabalho é mostrar as características da motivação em vários ambientes e a forma como pode, ou deve ser aplicada dependendo da situação.
A metodologia utilizada para a preparação do artigo foi através da leitura do livro Comportamento Organizacional, feita pelo grupo, e de um breve resumo feito em tópicos para um melhor entendimento.
Nesse artigo, abordaremos assuntos como a identidade de tarefa, potencial, enriquecimento do trabalho, entre outros.
Motivação: do conceito as aplicações
1. Motivação por meio do desenho de cargo: o modelo de características do trabalho. Cada vez mais, as pesquisas sobre motivação estão focadas nas abordagens que vinculam conceitos motivacionais a mudanças no modo como o trabalho é estruturado. As pesquisas sobre o desenho de cargos sugerem que a maneira como os elementos do trabalho estão organizados na função a ser desempenhada pode contribuir para o aumento ou diminuição do esforço, ou seja, para o aumento ou diminuição da motivação.
1.2. O modelo de características do trabalho Segundo o autor Robbins (2010), qualquer trabalho pode ser descrito segundo cinco dimensões essenciais, variedade de habilidades, identidade da tarefa, significância da tarefa, autonomia e feedback.
1.2.1. Variedade de habilidades É o grau em que uma função exige recurso a diversas habilidades e competências de um funcionário na execução de atividades diversificadas.
1.2.2. Identidade da tarefa É o grau em que uma função exige realização de uma parte identificável do trabalho, produzindo um resultado tangível.
1.2.3. Significância da tarefa É o grau em que um trabalho tem impacto substancial na vida ou no trabalho de outras pessoas.
1.2.4. Autonomia É o grau em que um trabalho proporciona liberdade substancial e independência para que o indivíduo