Hóquei
O hóquei sobre o gelo foi criado no Canadá em 1834. Os primeiros jogos, de caráter informal, foram realizados por soldados britânicos em Kingston, Ontário, e Halifax, Nova Escócia, sobre espelhos de água congelados, durante o rigoroso Inverno canadense. Como um derivado direto do hóquei de campo, tacos curvados e bolas de borracha eram os principais equipamentos de jogo.
Em 1875, o primeiro jogo indoor foi organizado em Montréal, e em 1877, sete estudantes da Universidade McGill criaram as primeiras regras. A bola de borracha foi substituída por um disco de madeira, e cada equipe possuiria nove jogadores (mais reservas). O esporte rapidamente espalhou-se pelo país, sendo que, a partir da década de 80, foram criadas várias equipes. Em 1883, o esporte esteve presente no festival de Inverno de Montréal, tendo participado dos festivais de Inverno da cidade pelos próximos anos. Em 1898, o então Governador Geral do Canadá, Lord Stanley of Preston (cujos filhos eram fãs de hóquei), compareceu ao festival de Inverno, e ficou tão impressionado, que achou que deveria existir um troféu para a melhor equipe de hóquei, e Stanley doou um troféu de prata, que seria dado todos os anos a equipe vencedora do Canadá. Atualmente, a Stanley Cup é dada a equipe vencedora da NHL. Por volta de 1895, os primeiros jogos de hóquei sobre o gelo nos Estados Unidos foram organizados.
Hóquei sobre o gelo feminino
Figura - Uma equipe de hóquei feminino, de 1921.
O hóquei no gelo, até meados da década de 1930, foi um esporte predominantemente masculino. Mesmo atualmente, os homens constituem a maioria jogadores, possivelmente por ser um esporte agressivo e violento. Porém, a história do hóquei sobre o gelo feminino é quase tão antiga quanto o próprio esporte. Uma das filhas de Lord Stanley, Isabel, era uma fã do esporte, e foi fotografada uma vez, jogando hóquei com irmãos e amigos.
O primeiro registo de uma partida de hóquei feminino foi no dia 11 de fevereiro de 1891,