motivação
Interesse que o mundo real desperta na pessoa, nas condições responsáveis pelo seu engajamento ou não numa atividade qualquer; Quais as forças que impulsionam o comportamento humano? Qual o balanço entre a afetividade e a razão na ação das pessoas?
A motivação é comumente ligada a experiências de satisfação que geram, quando reativadas, condutas em relação ao objeto considerado bom; Mas também está ligada a experiências desprazerosas, que geram um impulso de repulsão/ comportamento de fuga do objeto ou situação que causou a dor ou desconforto. O resultado é a fuga ou não engajamento da pessoa.
Os problemas do gerente
Como manter pessoal altamente qualificado? Como motivar indivíduos que demonstram evidente insatisfação? Como obter oportunidades de progresso no trabalho para o pessoal? Como melhorar a comunicação chefe-empregado?
Sintomas a observar Aborrecimentos no trabalho Dificuldades de integração ao grupo Queda de produtividade Desinteresse/falta de integração aos objetivos da empresa Falta de compreensão da ligação existente entre seu papel como indivíduo e o valor social do seu trabalho A transformação de pessoas criativas deixando de ser construtivas e passando a ser destrutivas Erosão de empregados inovadores pela pressão do grupo Discriminação de empregados com valores diferentes do grupo As fontes geradoras de motivação provém tanto do meio externo como do mundo interno das pessoas
Gerente! Fique atento aos aspectos positivos Encoraje construtivamente seu pessoal Seja condescendente com os aspectos negativos Discuta-os com abertura e construtivamente
Como criar uma atmosfera de desafio e alta motivação, mantendo alguma disciplina e ordem ? Onde está o ponto de equilíbrio?
PONTOS BÁSICOS PARA A MOTIVAÇÃO: Remover os obstáculos que não servem aos objetivos reais e que aborrecem os empregados