Motivação
ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ 1º PERÍODO
TRABALHO : MOTIVAÇÃO
ALUNO: DANIELE CRISTINA
ALUNO: LILIAN AP. PEREIRA
ALUNO: MICHELE AP. JUSTINO
ALUNO: MICHELE CRISTINA
ALUNO: VIVIANE TERRES GODINHO
Trabalho apresentado à disciplina de Comportamento Humano nas Organizações no Curso de Administração e Ciências Contábeis, da Faculdade Paranaense – FAPAR.
Professora: Kátia Taras.
CURITIBA - PR
2014
MOTIVAÇÃO
CONCEITO
A motivação é um conjunto de forças internas que mobiliza o indivíduo para atingir um dado objetivo como resposta a um estado de necessidade, carência ou desequilíbrio.
A palavra motivação vem do latim movere, que significa "mover". A motivação é, então, aquilo que é susceptível de mover o indivíduo, de levá-lo a agir para atingir algo (o objetivo), e de lhe produzir um comportamento orientado.
TEORIAS DA MOTIVAÇÃO
LINHA DO TEMPO DAS TEORIAS DA MOTIVAÇÃO
Principais teorias:
TEORIA DE ABRAHAM MASLOW
Este psicólogo, fundador da psicologia humanista, descreve o processo como, o indivíduo passa das necessidades básicas, como alimentar-se, a necessidades superiores como as cognitivas ou estéticas.
Maslow estabelece uma estrutura hierarquia das necessidades partindo da ideia que se não se satisfaz uma necessidade básica, torna-se impossível satisfazer outras de ordem superior. Têm-se fome (necessidade fisiológica), por exemplo, somos incapazes de nos concentrarmos em atividades estéticas. Esta ideia aplica-a a todas as atividades da vida humana, afirmando também que todos os homens aspiram à auto realização plena das suas potencialidades.
PIRÂMIDE DE MASLOW
Hierarquia das motivações (por ordem crescente):
Necessidades Fisiológicas: Alimentação, sono e repouso, de abrigo, desejo sexual, etc. (sobrevivência do indivíduo / preservação da espécie).
Necessidades de Segurança: Proteção, ordem, consciência dos perigos e riscos, senso