motivação
As organizações buscam motivar seus funcionários de forma a satisfazer as necessidades intrínsecas e extrínsecas dos seus colaboradores para que estes tenham a sensação de igualdade e de reconhecimento. Desta forma, conseguirá colaboradores motivados apresentando uma boa produtividade, sem absenteísmo e minimizando a rotatividade nos cargos.
O uso adequado de métodos motivacionais permite que a organização faça frente à concorrência em relação a não perder seus talentos e manter seus colaboradores internos fiéis e produtivos. Torna-se um facilitador para criar um modelo de comprometimento do colaborador com a empresa, possibilitando até que estes colaboradores se autogerenciem e assim desenvolvam as suas competências em prol da empresa.
Das questões aplicadas no questionário relacionadas à motivação, duas ou três delas tiveram relevância e serviram de análise para o plano de ação. Dos entrevistados, 40% não tiveram certeza de que foi o correto a descisão em ir trabalhar nesta organização, 50% disseram que não dizem aos seus amigos que a organização em que trabalham é um ótimo lugar para trabalhar, e 100% deles responderam que ainda não tiveram oportunidade de crescimento dentro da empresa.
PROPOSTAS
O plano de ação a ser desenvolvido pelo gestor deve cercar-se sobre os resultados relevantes. Pode-se começar a dar treinamentos de qualificação aos colaboradores, a fim de permitir que eles tenham capacidade suficiente para se desenvolverem dentro da empresa, realocando aqueles que poderiam ser mais produtivos em outros setores de acordo a vocação ou talento de cada um. Poderia também haver maior aproximação dos gestores aos colaboradores em momentos como a hora do almoço, ou realizar reuniões que permitam saber o que eles desejam, quais são suas opiniões ou reclamações, e sempre com o objetivo de fazê-los se sentirem importantes e respeitados dentro da organização.
instrumento possibilitando um conhecimento do desempenho individual do