Motivação
No início do século o entendimento sobre o assunto consistia em descobrir o que era necessário para motivar as pessoas, porém com o passar do tempo este pensamento mudou, pois foi constatado que cada indivíduo já possui dentro de si este sentimento, então o desafio passou a ser equalizar motivação e produtividade.
As empresas buscam o modelo ideal de funcionário que carregue dentro de si as mais diversas competências, tendo como único objetivo atingir resultados. De um modo geral os colaboradores escolhidos precisam ser polivalentes; capazes desempenhar seu papel na organização e, na medida do possível, conviver de forma harmoniosa.
Assim, as empresas procuram alternativas para garantir que sejam alcançadas suas metas. Promovem políticas salariais, investem em capacitação com treinamentos periódicos, firmam parcerias para inclusão de benefícios, mantém painéis com pesquisas de satisfação e tudo o mais que efetivamente possa resultar em colaborador constantemente motivado.
Neste aspecto, o trabalho procurará demonstrar até que ponto o nível de satisfação poderá impactar nos resultados de forma positiva ou não para a organização; e também como algumas atitudes simples dos gestores podem significar grandes mudanças no clima organizacional da empresa.
1.1 Problema de pesquisa e motivos da escolha
Durante anos as organizações lutam para conquistar os seus clientes, aumentar suas vendas e a sua lucratividade. Para isso são elaboradas as metas pela alta direção com o intuito de criar missões, objetivos e diretrizes.
Sendo assim, um dos grandes desafios atuais das organizações está em manter seus funcionários motivados, conseguir que a motivação não desapareça e fazer com que o indivíduo continue vendo sentido no que faz. Portanto, surge a questão: Como evitar que