491546828
2988 palavras
12 páginas
APOSTILA DE ORÇAMENTO DE PRODUÇÃOORÇAMENTO DE PRODUÇÃO
Linhas de
Produtos
Planejamento do Processo
Produtivo
O quê?
Capacidade
Produtiva
Como?
Onde?
Com quê?
Plano de
Vendas
Quando?
Até quando?
Programação da Produção
Controle
• Eficiência
• Custos
• Prazos
Custos de
Fabricação
Fabricação
Estoques
Entrega
Atualizado em 2013.2
1
APOSTILA DE ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO
Atualizado em 2013.2
2
APOSTILA DE ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO
Tendo sido elaborado o orçamento de vendas e das receitas correspondentes, é preciso estimar o quanto será gasto para a obtenção dessas receitas. E o orçamento de produção, para empresas industriais, é o principal instrumento para a determinação dessas despesas.
Ele consiste basicamente em um plano de produção para o período considerado, visando atender às vendas orçadas e aos estoques preestabelecidos. Apresenta, por períodos de tempo, as quantidades de cada produto a serem fabricadas.
É totalmente decorrente do orçamento de vendas. Conforme já foi salientado anteriormente, no caso de o fator limitante ser a quantidade produzida, entende-se que o orçamento de vendas é que decorre da quantidade produzida. Porém, para a maior parte das empresas, o fator limitante é o volume de vendas e, portanto, o orçamento de produção normalmente decorre do orçamento de vendas.
Saliente-se que o orçamento de produção é quantitativo, não sendo preciso valorizar a quantidade da produção para fins de orçamento. O orçamento de produção em quantidade dos produtos a serem fabricados é fundamental para a programação operacional da empresa, e dele decorre o orçamento de consumo e compra de materiais diretos e indiretos.
São dois dados importantes para o orçamento de produção:
•
Orçamento de vendas em quantidades por produto.
•
Política de estocagem de produtos acabados.
Com esses dados mais os das atuais quantidades em estoque de produtos acabados, concluise o orçamento de