Motivação
Segundo Robbins (1999, p. 151), é o resultado da interação do indivíduo com a situação, podendo ser definida como “o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta”. Idalberto Chiavenato (2005, p.242), defende que a "Motivação é a pressão interna surgida de uma necessidade, também interna, que excitando (via electroquímica) as estruturas nervosas, origina um estado energizador que impulsiona o organismo à atividade, iniciando, guiando e mantendo a conduta até que alguma meta (objetivo, incentivo) seja conseguida ou a resposta seja bloqueada." De um modo geral são muitos os conceitos e ideias de motivação. Independente de qual o melhor conceito ou mas interessante ou não,a motivação tende a incluir um elemento de estimulação, ação e esforço, movimento e persistência, bem como a recompensa e é de extrema importância para o individuo e sua profissão.
De acordo com Robbins(1999),as diversas teorias de motivação são originadas da psicologia organizacional,tendo como foco principal a analise das relações de trabalho.
3.1Teoria de Conteúdo
O modelo de Maslow sugere que as pessoas têm um conjunto de cinco categorias de necessidades que ele organizou por prioridade: fisiológicas, de segurança, sociais, estima e de realização pessoal. Quando um nível de necessidades for satisfeito, passa-se automaticamente ao próximo. Essa teoria diz que o individuo possui várias necessidades que podem ser divididas em categorias hierarquizadas
Figura 1 – Pirâmide das necessidades, de Maslow
Fonte: qualidade.wikidot.com qualidade.wikidot.com qualidade.wikidot.com qualidade.wikidot.com
1. Necessidades de Segurança: estas se manifestam na procura de proteção ao meio (abrigo e vestuário) e na busca de um ambiente estável.
2. Necessidades Sociais: Incluem as necessidades de