motivação
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi produzido através de uma proposta da matéria de Psicologia, na faculdade, onde os alunos foram desafiados a desenvolver apresentações sobre motivação.
Motivação, é o motivo que leva determinado indivíduo a desenvolver determinada ação ou sentimento. Ela é estudada na psicologia, principalmente por Maslow, ela é a “raiz” do comportamento. Não é possível falar em motivação sem referir que esta é personalizada em função de cada um de nós, da nossa história pessoal, do modo como pensamos os outros e o mundo, dos nossos projetos de vida. Muitas vezes a motivação pode vir de nós mesmos, ou seja é algo mais interno, mais pessoal, fazemos algo por prazer, porque é importante para nós, por outro lado, a motivação pode vir do exterior, ou seja fazemos algo porque isso vai agradar a alguém e esse alguém é importante para nós. A motivação intrínseca é bastante mais desejável para que o envolvimento numa atividade seja feito com sucesso e dedicação.
Muito usada hoje em dia nas empresas pelos líderes, que pretendem levar suas equipes a atingir os melhores resultados possíveis para a empresa. “Para compreender o comportamento humano é fundamental o conhecimento da motivação humana. Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma isto é, tudo aquilo que dá origem a alguma propensão a um comportamento específico” (CHIAVENATO 1982, p. 414).
2. MOTIVAÇÃO
2.1. O QUE É MOTIVAÇÃO?
Motivação pode ser definida como a força propulsora por trás das ações de qualquer pessoa (motivo, desejo) e que define a conduta do indivíduo. Dessa forma, quando dizemos que a motivação é algo interior, ou seja, que está dentro de cada pessoa de forma particular erramos em dizer que alguém nos motiva ou desmotiva, pois ninguém é capaz de fazê-lo. Existem pessoas que pregam a auto-motivação, mas tal termo é erroneamente empregado, já que a motivação é uma força