Motivação
Pesquisas são realizadas com frequência para descobrir o que faz as pessoas agirem em prol de um objetivo. O que leva a motivação, e como encontra-la.Porém, as iniciativas dificilmente não partem da própria pessoa, e sim de terceiros, que estimula a vontade a vontade de atingir um objetivo pretendido. Pode acontecer também de a pessoa tomar a iniciativa, sentir motivação por um impulso interno. Uma vontade própria para alcançar um objetivo interior. Muitas das vezes, as empresas geram uma motivação imediata, que nãogera estímulos a longo prazo, o que acaba se tornando insatisfatório.
Conclui-se que motivação, nada mais é do que a predisposição do indivíduo ou do grupo para efetuar certas ações, buscando alcançar objetivo. Os motivos (necessidades ou desejos) são as forças que impelem o comportamento do indivíduo.Conforme afirma Ribeiro (2006), a motivação é algo que pode ser caracterizada da seguinte forma: é a força interna que pode levar alguém a determinada forma de comportamento. A motivação constitui um recurso essencial de grande valor para as pessoas que atingirem os objetivos propostos pelos seus
Interesses.
Vamos analisar primeiramente os tipos de motivações:
Fatores Externos – onde as pessoas ao redor impõem obrigações;
Pressão Social –o que a sociedade espera de um individuo;
Fatores Internos – são as que se motivam por conta própria, sentem satisfação no que faz, sentem-se realizadas.
Para Chiavenato (2005, p. 215) “para compreender a motivação humana, o primeiro passo é o conhecimento do que a provoca e dinamiza. A motivação existe dentro das pessoas e se dinamiza com as necessidades humanas”. Ou seja, para que o que haja uma interação, reconhecimento, que tenha oportunidades, que crie desafios, e seja aceito pela organização.
Cada ser humano tem suas necessidades. E é necessário reconhecer essas necessidades e anseios das pessoas, criar projetos para que elas vejam o seu reconhecimento, e que o feedback seja positivo.